23 de abril de 2015

Projeto Paixão de Cristo: Esclarecimentos


Calendário de Eventos Turísticos do Município de Cuité cadastrados junto à PBTUR no ano de 2015.

Foi noticiado hoje o protocolo de um Projeto de Lei na Assembléia Legislativa da Paraíba, veiculado em um blog, que visa o Cadastro do Projeto Paixão de Cristo no Calendário Turístico da Paraíba. 

Tal Projeto seria importante, caso o objeto já não tivesse sido realizado. 

O Secretário de Cultura de Cuité, Jeancarlo Sousa, usando as mídias sociais esclareceu, e mostrou através de documentos que o Projeto Paixão de Cristo já está cadastrado junto à PBTUR desde o ano de 2014, ano em que o espetáculo foi retomado por iniciativa da SECULT do Município de Cuité.


Dessa forma, o objeto do Projeto de Lei fica esvaziado restando apenas o caráter de cunho eleitoreiro e partidário por parte do autor do Projeto, tendo em vista que o mesmo lançou mídia com sigla partidária nas redes sociais. Uma coisa ficou clara: existe um amplo desconhecimento a respeito das questões municipais por parte do autor do projeto; uma simples pesquisa à Secretaria de Cultura do Município teria evitado esse constrangimento e vexame.

Vejam a nota emitida na tarde de hoje pelo Secretário Jeancarlo:

"Em virtude de matéria publicada em um blog, venho a público prestar os seguintes esclarecimentos à população cuiteense:

O Projeto Paixão de Cristo é uma ação da Prefeitura Municipal de Cuité, executado na Gestão da Prefeita Euda Fabiana, através da Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio da UFCG, comerciantes locais e aberto a toda a população cuiteense, e registre-se, que a população abraçou com todo amor e paixão este Projeto pelo fato do mesmo ser uma Ação Cultural, Religiosa e Turística, e não um Projeto Político.

Em 2014, quando iniciamos o  Resgate do Projeto Paixão de Cristo, tomei o cuidado de imediatamente solicitar a PBTUR, a inclusão do evento no Calendário Estadual de Eventos da Paraíba, como pode ser comprovado através do e-mail que enviei aquele órgão em 13 de março de 2014, haja vista que fica mais fácil a captação de recursos, principalmente junto aos órgãos das esferas estaduais e federais. 
A solicitação foi prontamente atendida conforme pode se comprovar através da resposta obtida em 17 de março de 2014. 



No dia 03 de Abril de 2014, entreguei em mãos o Ofício nº 007/2014 (cópia anexa), ao próprio Secretário de Cultura, Sr. Chico César, solicitando apoio ao Projeto Paixão de Cristo. Dias depois fiz contato telefônico com a referida Secretaria e, fui informado de que não havia a possibilidade de atender ao nosso pleito, haja vista que o Secretário de Finanças, Sr. Tárcio Pessoa, que havia assumido recentemente a pasta tinha informado que não dispunha de dotação orçamentária para tal fim.


No mês de abril de 2014, também procurei o Sr. Charles Camaraense e entreguei em mãos o Projeto Paixão de Cristo para o qual solicitei o apoio, deixei com o mesmo, além do contato institucional que havia no projeto, o meu contato pessoal. Obtive o silêncio como resposta.

Em 2015, fiz novamente contato com a PBTUR, e solicitei que o Teatro Olho D´Água da Bica, figurasse no site oficial da autarquia estadual de turismo, mais especificamente no link Rotas e Lugares, como o maior Teatro ao Ar Livre da Paraíba. (cópia do anexa do Ofício 004/2015 datado de 11 de fevereiro de 2015, assinado em conjunto com a Srª Prefeita Euda Fabiana.)

      Em 19 de fevereiro, recebi a resposta da PBTUR, e no mesmo dia enviei o material solicitado. (cópias anexas)



Em 11 de Fevereiro de 2015, encaminhei ao Secretário de Cultura, Sr. Lau Siqueira o Ofício 003/2015, (cópia anexa), solicitando ao mesmo, apoio ao Projeto Paixão de Cristo 2015.
Em 25 de Fevereiro, recebi e-mail do Secretário Administrativo, Sr. Edicarlos Araújo, informando do indeferimento do processo, e que o mesmo fosse encaminhado ao FIC. 

Só para esclarecer, o FIC até a presente data ainda não divulgou os projetos que serão financiados em 2015.
Informo ainda, que já recebemos o Calendário 2015 da PBTUR, e o evento Paixão de Cristo está contido no Calendário Estadual de Eventos:


Finalizo, informando que o objeto da matéria veiculada no blog sobre o Projeto de Lei do Deputado Charles Camaraense, que inclui o evento Paixão de Cristo no calendário estadual da Paraíba, não acrescenta em nada ao Projeto  Paixão de Cristo, haja vista que o evento já consta no calendário e foi mais uma ação da Secretaria de Cultura e Turismo.

O que se percebe nitidamente na matéria é uma ampla falta de conhecimento a respeito do que se está falando e uma propaganda política eleitoreira em prol do Deputado;  propaganda esta que não interessa ao Projeto Paixão de Cristo e que é repudiada por toda a população cuiteense e os que fazem parte do Projeto.

Se Não: Veja o que já rola nas redes sociais:

O que realmente interessa ao Projeto Paixão de Cristo é um marketing de divulgação do nosso espetáculo, um marketing que temos o Maior Teatro ao Ar Livre da Paraíba, bem como Projetos que tragam recursos para melhorarmos cada vez mais o espetáculo que é feito com o povo de Cuité e para todo o povo que nos assiste."

Cuité/PB, em 23 de Abril de 2015.
Jeancarlo de Lima Sousa

Secretário Municipal de Cultura e Turismo

Fonte: Notícias da Serra

Arquivo do blog