3 de março de 2015

Prefeita Euda dá exemplo de Democracia e Transparência e Presta Contas na Câmara Municipal de Cuité.


Aconteceu, na noite de ontem dia 02 de março, a abertura do período ordinário de Sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Cuité. Sob a presidência do vereador Evanuel do Sindicato, a sessão inicial contou, com a presença, como já de praxe, da Excelentíssima Senhora Prefeita de Cuité Euda Fabiana, da Secretária de Administração, Halina Helinskia, da Procuradora Geral do Município, Dra. Vivian Steve, do Chefe do Gabinete, Dimas Ribeiro, demais convidados e a população em geral.

Iniciando os trabalhos do Legislativo Municipal, o Senhor Presidente agradeceu aos vereadores que o congratularam pela investidura no cargo de Presidente; facultando a palavra para a Prefeita Euda para que a mesma apresentasse a Mensagem ao Legislativo. A Prefeita Euda Fabiana apresentou um vídeo institucional com um panorama de todas as ações do ano de 2014, tais como, o andamento das obras, inaugurações, instalação de novos serviços. Através da exposição do vídeo, a Prefeita Euda Fabiana mostrou que está trabalhando em todas as áreas do município e de forma indistinta. 

Ao final da exposição da prefeita, ainda houveram alguns questionamentos por parte dos vereadores sobre questões de possíveis atrasos em serviços e no andamento de obras, ao qual a Prefeita prontamente respondeu pontuando os entraves que em sua maioria são de ordem burocrática, pontuando um a um e apresentando as medidas cabíveis adotadas.

Questionada sobre o funcionamento do Centro de Diagnóstico e Tratamento do Câncer, mais especificamente sobre o funcionamento do mamógrafo municipal, a Prefeita respondeu que espera apenas a reestruturação da rede elétrica, com a instalação de um novo transformador com carga suficiente, de responsabilidade da empresa ENERGISA, para que não apenas o mamógrafo, mas todos os demais equipamentos do Centro comecem a funcionar.

Sobre as obras de conclusão da Academia da Saúde, UPA 24 Horas, e da Creche do “Pró-Infância”, a pavimentação do Bairro do Tambor, a Prefeita Euda Fabiana explicou a todos os presentes que houveram problemas com as empresas responsáveis pela construção, deixando claro que as que apresentaram problemas nas execuções foram prontamente notificadas, estando estabelecidos os novos prazos para o término das obras. Falando especificamente sobre a Creche Pró-Infância, a Prefeita informou que estará sendo, em breve, inaugurada e que as matrículas para as crianças já se encontram abertas. Ainda sobre as obras, a Prefeita convidou a todos os vereadores para que os mesmos acompanhem a execução das mesmas.

Sobre o relacionamento entre os poderes: Legislativo e Executivo, a Prefeita Euda Fabiana falou que mantém sempre o melhor relacionamento possível, primando pela harmonia e o equilíbrio constitucional, tendo em vista, e citou como exemplo uma coletânea de leis, dentre as quais, a grande maioria são originárias do Poder Legislativo, e mais especificamente, da bancada de oposição, estas que foram sancionadas sem nenhuma emenda.

Sobre a alternância nos cargos em comissão, a Prefeita também explicou que, em relação à nomeação de cargos de confiança, esses são de livre nomeação do Executivo e que estão sendo feitas algumas substituições para o melhor andamento dos serviços, onde ela tem primado pela escolha de técnicos para os cargos mais complexos da administração.

Encerrando, a Prefeita Euda Fabiana reforçou que nos dias atuais para se administrar um Município, se faz necessário o entendimento do desenrolar e dos desdobramentos da “coisa pública”. Disse que não se admite hipóteses, mas sim, as possibilidades. Além do mais, torna-se também imprescindível se considerar a crise pela qual o país passa, onde os pequenos municípios são os mais penalizados.

Acrescentou ainda que, mesmo diante de tantas dificuldades, tem se esforçado diuturnamente para atender aos anseios da população. Reiterou o convite aos membros da oposição, que em sendo aliados do Governo do Estado, intercedam e apelem ao governador para que este se sensibilize para solucionar as questões inerentes ao Município de Cuité, a exemplo da regularização do repasse do SAMU, que está em atraso há mais de 04 meses, e dos convênios para o abastecimento d’água.

A Prefeita Euda enfatizou ainda que, todas as contas da sua gestão apresentadas e analisadas  junto à corte de Contas do Estado da Paraíba, foram aprovadas sem ressalvas, e que no quesito Transparência e Acesso a Informação, o Município de Cuité é tido como modelo, conforme apontam relatórios analíticos e periódicos do próprio TCE-PB.

E finalmente, agradecendo atenção do Legislativo e da população presente, convidou a todos para acompanhar o dia-a-dia do nosso Município, onde a Administração Municipal se faz presente em todos os quadrantes.








Postado por
Assessoria 

Arquivo do blog