6 de março de 2015

Câmara Municipal de Cuité realiza Sessão Especial comemorativa à IV Semana da Mulher


Dentro da Programação da IV Semana da Mulher, a Câmara Municipal de Cuité, sob a Presidência do Vereador Evanuel do Sindicato, realizou na noite de ontem, dia 05 de março, uma Sessão Especial. 
Abrindo os trabalhos, o Presidente da Câmara abrindo a sessão, deu as boas-vindas a todos os presentes e transformou a sessão ordinária em uma Sessão Especial do Dia Mulher, passando a presidência da sessão para a Secretária Municipal de Assistência Social, a senhora Vanderlânea de Macedo Santos.

A Mesa Diretora foi recomposta e em sua composição ficaram apenas mulheres: a Gerente da Atenção Básica, Káthya Daniella, a Vereadora Poliana Simplício, a Vereadora Maria de Pituca, a Secretaria de Assistência Social, Vanderlânea Macedo, a Vereadora Ísis Rafaela. A convite da Presidente da Sessão foram convidadas, as senhoras Izabel Mendes, Assistente Social, representando a Secretaria Municipal de Saúde, Kátia Vasco, advogada, Coordenadora do CREAS, Marineide Gomes, representando o SCFV, Maria Eunice Palmeira (D. Nininha), mãe da Prefeita Euda Fabiana, Vera Leite, representando as esposas dos vereadores e D. Maria, representando as mulheres agricultoras.






Em sua fala de abertura da sessão, Vanderlânea destacou a importância do ser mulher, em suas palavras "mulher cuidadora, mulher que ajuda, mas mulher que se empodera e transforma."  

Com o tema: Câncer de Mama: entre de peito nessa luta, a palestrante, Káthya Daniella, enfermeira, Gerente da Atenção Básica, enfatizou a importância de que todas as mulheres devem se cuidar, com o auto-exame, exame clínico e mamografia. 







Foi uma palestra dinâmica, participativa e que deixou bem claro a mensagem principal: é possível vencer o câncer de mama, desde que esse seja diagnosticado de forma precoce. A emoção tomou conta de todos quando a palestrante expôs, a vitória de sua mãe, vencedora de dois cânceres de mama, e de sua avó, em tratamento de um câncer de mama. 

Ao fim da palestra foi facultada a palavra, e os vereadores presentes usaram da palavra para fazerem suas homenagens às mulheres.

Toda a sessão foi permeada pelo sorteio de brindes oferecidos pelos vereadores presentes à sessão.














Encerrando a Sessão Especial, a Secretária Vanderlânea, convidou a todos os presentes para participarem da Caminhada das Mulheres e da Feira de Produtos comercializados por mulheres que aconteceu na manhã de hoje.








Texto e fotos: Equipe Serra de Cuité.

Arquivo do blog