4 de fevereiro de 2014

CHUVA DE ONTEM NA REGIÃO DA SERRA TEM O MAIOR ÍNDICE DO ANO VEJA QUANTO CHOVEU NO SEU MUNICIPIO

A chuva que abençoou a Região da Serra do Cuité trouxe uma grande esperança para a população e principalmente aos agricultores. No Rio Grande do Norte os pluviômetros marcaram 56 mm em Jaçanã e 55 mm em Coronel Ezequiel . 

Já nas cidades paraibanas , A AESA mediu 52 mm em Nova Floresta e 50,02 mm em Cuité , Essa chuva pode ser o prenuncio de um otimo ano de chuvas , já que as pessoas mais experientes afirmam que o ano de quatro é bom para chuva.

Se confirmando essa supertição popular que ainda não foi comprovada cientificamente , podemos dizer que existe uma grande possibilidade do açude do Cais possa ressuscitar e trazer de volta o abastecimento regular de agua as residências de Cuité e Nova Floresta.

 Dentre as quatro cidades da Serra , Jaçanã foi a que mais choveu e Cuité . Confira.




 Luiz Lopes
A Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) registrou a ocorrência de chuvas nas últimas 24 horas, em várias regiões do Estado, causadas por áreas de instabilidade sobre o oceano Atlântico, próximo à costa, associadas à circulação do vento em baixos níveis da atmosfera e a Zona de Convergência Intertropical sobre o Nordeste.
As chuvas foram mais intensas no litoral Leste, atingindo todos os municípios, tendo sido registradas precipitações acima da média mensal praticamente em toda a região. Os principais índices foram observados em Canguaretama, com 102,5mm; Senador Georgino Avelino, 93,3mm; Baía Formosa, 92,8mm, e Goianinha, com 86,3mm. No interior também ocorreram chuvas intensas em algumas cidades, principalmente na Mesorregião Agreste Potiguar, a exemplo de Jundiá, com 100mm; Boa Saúde, 56mm, e Vera Cruz, com 53,5mm. Em Itajá, na Mesorregião Oeste Potiguar, foi observada a maior precipitação nas últimas 24 horas em todo o Estado, com 198mm.
Mais informações poderão ser obtidas na página da Meteorologia da EMPARN, que pode ser acessada pelo site:
- See more at: http://www.emparn.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=19269&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=MAT%C9RIA#sthash.VL5xFub1.dpuf
                  
             56,0 milímetros   Jaçanã-RN  --- (EMATER)
               55 ,0-- Coronel Ezequiel-RN --- (Zuca Bernadinho)
               52,0 ---Nova Floresta - PB (AESA)
               50, 02- Cuité -PB (AESA)

Arquivo do blog