29 de julho de 2013

II Conferência Municipal de Cultura de Cuité/PB


Foi realizada nos dias 26 e 27 de julho de 2013, a II Conferência de Cultura do Município de Cuité/PB, que teve como tema: "Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura".

A abertura da Conferência aconteceu ás 20:00 horas, do dia 26 de julho, no Teatro Municipal de Cuité “Francisca Emília da Fonseca Santos -“Dona Chicota”.

A cerimônia foi presidida pelo Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Sr. Jeancarlo de Lima Sousa, e contou ainda com a participação do Gerente de Articulação Cultural da Secretaria de Estado de Cultura da Paraíba, Sr. Pedro Santos, do Articulador Cultural da 4ª Região, Sr. Francisco de Assis, das Secretárias de Assistência Social, Srª Vanderlânea Macêdo e de Administração, Srª Halina Helinskia, as quais juntamente com a Srtª Marina Venâncio representaram a Prefeita, Srª Euda Fabiana, que motivos de força superior não pode comparecer ao evento. O Poder Legislativo foi representado pelo Vereador Evanilson Almeida.

Estavam presentes ainda, artistas dos diversos segmentos culturais do município de Cuité e representantes da sociedade civil organizada.

Foram registrados na cerimônia de abertura, os e-mails da Presidenta da República do Brasil, Srª Dilma Rousseff, da Ministra de Estado da Cultura, Srª Marta Suplicy, do Secretário de Articulação Institucional, Sr. Marcelo Pedroso, e dos Senadores da República Sr. Vital do Rêgo e Cássio Cunha Lima, os quais continham mensagens de êxito e justificativas de ausência na conferência,

A cerimônia teve início com a execução dos Hinos: Nacional, executado em um vídeo pelos artistas cuiteenses: Aldevai Silva, Dioclébio Smille, Duda Max, Emanuel Ferreira e Geyse Lorrayne, e do Hino do Município de Cuité, apresentado com fotos de paisagens do nosso município e imagens de várias ações desenvolvidas pela Secretaria de Cultura e Turismo.

Após a abertura oficial da Conferência, feita pelo Secretário de Cultura e Turismo, o público presente assistiu as seguintes apresentações:

Ballet Infantil do Ponto de Cultura Portadores de Eficiência;

Musical com alunos do Ponto de Cultura Portadores de Eficiência;

Curta “Meio Amargo” do cineasta cuiteense Ismael Moura; e,

Show Performático do artista cuiteense Whytnna Hill.

O II Dia de Conferência foi aberto com o credenciamento e apresentação da Filarmônica Municipal.

A mesa de discussão foi composta pelo Secretário de Cultura e Turismo, Sr. Jeancarlo de Lima Sousa, pelo Gerente de Articulação Cultural da Secretaria de Estado de Cultura da Paraíba, Sr. Pedro Santos, pelo Vice-Presidente da Fundação Espaço Cultural - FUNESC, Sr. William Tejo e pelo Relator da Conferência, Sr. Dimas Ribeiro da Silva.

O Secretário de Cultura e Turismo deu início aos trabalhos com uma palestra sobre os Marcos Legais do SNC e da Implantação do SMC no município de Cuité/PB.

Em seguida o Gerente de Articulação Cultural da Secretaria de Estado de Cultura da Paraíba, Sr. Pedro Santos, usou da palavra para parabenizar a Gestão do Município de Cuité, por ser o primeiro município do Estado da Paraíba a ter a Lei Municipal do seu Sistema de Cultura Municipal aprovada, além da coragem de realizar uma conferência voltada para ouvir os anseios da sociedade civil.

Os debates estenderam-se durante toda a manhã e foram bastantes produtivos.

Ao meio dia foi servido um almoço a todos os presentes. na sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI.

Após a pausa para o almoço, foram reiniciados os trabalhos com a divisão dos presentes em quatro grupos para discussão dos seguintes eixos temáticos definidos pela III Conferência Nacional de Cultura:

1. IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA

Foco: Impactos da Emenda Constitucional do SNC na organização da gestão cultural e na participação social nos três níveis de governo (União, Estados/Distrito Federal e Municípios).

2. PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL

Foco: O fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais.

3. CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS

Foco: Garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania.

4. CULTURA E DESENVOLVIMENTO

Foco: Economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

Depois dos trabalhos em grupo, foram escolhidos pela plenária os representantes da Sociedade Civil no Conselho de Política Cultural do município de Cuité, bem como os delegados à III Conferência Estadual de Cultura.

Durante os debates, os artistas cuiteenses Derivan e Minervina abrilhantaram o público com poemas e repentes.

Ao final foram priorizadas as propostas para as Etapas Estadual e Nacional.

O relatório final da II Conferência Municipal de Cultura do Município de Cuité, será disponibilizada neste blog, tão logo seja concluídos os trabalhos.

Equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Confiram as fotos:
Créditos: Wandson Lima
















































Arquivo do blog