2 de janeiro de 2013

Solenidade De Posse Da Prefeita-Vice Prefeito e Vereadores De Cuité



Em Cuité, o ano começou com uma importante manifestação política-Prefeita,vice-Prefeito, Vereadores e Vereadoras  assumiram as cadeiras dos poderes Executivo e Legislativo.

Uma missa em ação de graças  celebrada pelo Pe. Luciano Guedes ,na Igreja Matriz Nossa Senhora das Mercês  às 19hs:30 min. marcou o início da solenidade de posse e contou com a presença da prefeita reeleita do município, a senhora Euda Fabiana Venâncio (PMDB), do vice-prefeito Dr. Júlio Cesar Costa (PMDB) e dos vereadores e vereadoras.

No final da celebração todos os convidados presenciaram um ato pela Paz realizado pela prefeita juntamente com o vice-prefeito.
Logo após a Santa Missa, todas as autoridades, familiares dos empossados e a população em geral seguiram para o local da posse, na sede da Câmara Municipal, instalada no Ginásio Municipal Severino Bastos de Medeiro, na escola Municipal Eudócia Alves dos Santos.
Com plenário lotado, a cerimônia foi conduzida pelo Presidente da Câmara Municipal o Vereador Eliu Javã, que compôs a mesa com o suplente de Deputado o Sr. Osvaldo Venâncio dos Santos Filho (Bado) e convidou o ex- vereador Vicente Ferreira de Medeiros (Vivi),
 para secretariar a eleição. Na sequência, os vereadores de oposição e situação elegeram a mesa diretora da Câmara Municipal Casa  Manoel Felipe dos Santos para o biênio 2103/2014. 
Por sete votos da situação e quatro abstenções da oposição, o vereador Geraldo Leite foi eleito presidente do Poder Legislativo Municipal, Evanuel Moreira como vice-presidente, Evanilson Almeida como 1ª secretário, Maria Francisca como 2ª secretária.

 Antes de transmitir o cargo de Presidente da Câmara, o vereador Eliú Javã (Pessoa) (PP) fez um breve relato, prestando contas à população do seu mandato como presidente da casa legislativa municipal, enfatizando que em 2008 quando foi eleito, era o vereador mais jovem, por esse motivo, muitos pensavam que ele não teria capacidade para tanta responsabilidade, a de presidir o Poder Legislativo, pois na época fora eleito para presidir o biênio 2009-2010 e posterior, reeleito para 2011-2012. O progressista falou do seu mandato como chefe do Legislativo, citando várias audiências públicas realizadas em sua gestão, e ainda a devolução de uma quantia em dinheiro significativa aos cofres públicos do município em 2009 e este ano a devolução de outra quantia no valor de R$ 50.000,00, e, ainda, uma agenda para ser cumprida em 2013. Demostrando assim, que o dinheiro do povo foi tratado com zelo, falou o vereador Eliu.
Ao finalizar seu pronunciamento o vereador declarou que foi convidado pela prefeita Euda Fabiana para assumir o cargo de Secretário Municipal de Infraestrutura Obras e Serviços Urbanos, cargo esse ora ocupado por Osvaldo Venâncio (Bado) (PSL) e que ficara lisonjeado pelo convite agradecendo a confiança da prefeita Euda.
Eliu agradeceu a todos que o consagrou o vereador mais votado e que não deixará de ser vereador, irá se licenciar do cargo para assumir a secretaria.  Sendo assim assumirá o mandato de vereadora a primeira suplente da coligação PMDB/PP/PR/PSL/PT, professora Poliana Simplício (PMDB).
O presidente vereador Geraldo de Souza Leite passou a presidir os trabalhos empossando a prefeita Euda Fabiana e o vice. Dr, Júlio César. Uma queima de fogos marcou esse momento.
Convidados a usar da palavra o vereador Vicente Filho (Democratas), discursou representando a bancada de oposição.
O vereador falou: a oposição não está aqui para atrapalhar, nosso objetivo mais obstinado é fiscalizar as aplicações do dinheiro público, a fim de garantir a transparência, idoneidade, valores estes que a população merece e tanto carece.
Em seguida usou da palavra o Vereador Renan Furtado (PR) representante da bancada da situação, fazendo uma breve retrospectiva da atuação política de seu avô, vereador e ex-prefeito Cláudio Furtado. Agradeceu a sua vó Elza Furtado, por ter proporcionado sua formação política e profissional, como também a su pai e sua mãe e demais familiarese amigos. Renan agradeceu a prefeita Euda por tê-lo escolhido para ser o líder do governo na Câmara Municipal.
Usou da palavra o vice-prefeito Dr. Júlio César, que muito emocionado falou dos motivos que o deixara um pouco afastado durante o seu mandato, mas que agora, graças a Deus vai poder ajudar a prefeita Euda, nessa nova caminhada.
Em breve discurso,  Euda Fabiana falou sobre o respeito que tem pelos membros da Câmara Municipal. "Quero saudar os vereadores que foram empossados nesta legislatura e, antes de tudo, dizer do meu respeito ao Legislativo Municipal. Entendo que o Legislativo não é um obstáculo. Nós devemos Legislativo e Executivo, de mãos dadas, empreender pelo futuro de Cuité", disse.  Agradeceu o apoio que sempre  teve dos vereadores. Registrou a presença de seu pai, Gentil Venâncio Palmeira (presidente do PMDB) , saudou e agradeceu aos presidentes dos partidos Dr. Aristóteles Pessoa (PP) ,Osvaldo Venâncio (Bado) (PSL),Carlos Bezerra(PT) e Rena Furtado(PR).
Para finalizar o Pastor Orlando da Primeira Igreja Batista de Cuité, representando todas as igrejas do município, proferiu a benção aos empossados.
Um coquetel foi servido  e em seguida os convidados foram participar de uma festa no Arraial da Serra com a Banda Aguenta Coração e Wallyson Zamir.

Confira as Fotos :










































































Arquivo do blog