6 de agosto de 2012

CPF pode ser pedido via internet sem custos para quem tem título de eleitor





A emissão do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) agora é gratuita e pode ser feita pela internet para quem tem Título de Eleitor e até 25 anos de idade. O sistema começou a funcionar nesta quinta-feira, 2 de agosto.

Os interessados devem preencher uma ficha no site da Receita Federal do Brasil (RFB) e o número de CPF será gerado imediatamente, a não ser que o sistema identifique alguma inconsistência nos dados informados. Após isso, o cidadão deve imprimir o comprovante de inscrição ou anotar o número. Se o contribuinte esquecer, terá de ir a uma unidade da Receita para recuperar.

A facilidade deve ser estendida também a quem não tem Título de Eleitor. Por enquanto, há essa restrição porque era necessário um banco de dados nacional para as conferências das informações do solicitante.

Os meios já disponíveis para obter o CPF continuam funcionando. Ele pode ser solicitado nas agências dos Correios, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, por R$ 5,70. Há redes conveniadas nos Estados que fazem o serviço de graça. Elas estão listadas no site da Receita.

Arquivo do blog