25 de abril de 2012

CRAS Volante e Parceiros Oferecem Serviços a Comunidade Japi de Dentro



Nesta terça-feira, dia 24 do mês de abril, a Secretaria de Assistência Social de Cuité - PB, através do CRAS Volante realizou mais uma etapa de atendimentos, orientações, cadastro e atividades em grupo, novamente em parceria com o Programa Bolsa Família, CREAS, UFCG (acadêmicas do Curso de Nutrição). As ações foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria das Graças Gomes de Medeiros, na Comunidade Japi de Dentro. A professora Edna Maria de Oliveira realizou articulação junto à comunidade local para que os pais ou responsáveis pelos alunos participassem das atividades informativas.
No decorrer da prestação dos serviços, a equipe técnica do CREAS (Educadora Social Lucineide Martins e o Assistente Social Adriano Freires), fez considerações acerca do combate ao trabalho infantil, no momento em que as crianças encontram-se em companhia dos responsáveis. Posteriormente, a Educadora Social juntamente com as crianças se deslocaram para outro ambiente, onde desenvolveram atividades lúdicas. Em seguida, os técnicos prestaram esclarecimentos aos presentes sobre violação de direitos; realizaram atendimento a família; apresentaram os serviços que são oferecidos no CREAS e distribuíram material informativo acerca da violência contra a mulher.
 A Gestora do Programa Bolsa Família (Simone Ferreira) enfocou sobre a importância das famílias cumprirem as condicionalidades e sobre os programas complementares (Bolsa Gestante e Nutriz, Carteira do Idoso).
A psicóloga Euneide Medeiros apresentou o Programa CRAS, bem como todos os serviços oferecidos a comunidade. Dando continuidade a mesma divulgou o CRAS Volante que tem por finalidade prestar os serviços à população rural. Dessa forma algumas mulheres presentes se dispuseram a fazer parte dos cursos de capacitação profissional, apontando algumas áreas de interesse (cabeleireiro, biscuit, corte e costura). Ainda, fez referência ao dia 17 de abril, este intitulado “Dia Internacional das Lutas Camponesas” que marca a luta em busca por melhores condições de vida no campo.
As acadêmicas do Curso de Nutrição da UFCG ( Heloísa e Íris) abordaram  sobre o Direito Humano à Alimentação Adequada, uso correto do benefício advindo do Bolsa Família em relação ao acesso aos alimentos e a importância do aleitamento materno exclusivo.
A Secretária Municipal de Educação Micheline Palmeira e equipe de apoio estiveram presentes na escola, realizou informes e entrega do fardamento escolar aos alunos, parabenizando os alunos e familiares pela colaboração tão importante para o processo ensino-aprendizagem. 








Arquivo do blog