3 de março de 2012

Carta Aberta ao Blog "Por Trás da Serra de Cuité"



Estive observando a postura dos blogs, especificamente dos que tratam de assuntos de interesse de Cuité e região. É sabido que todo meio de comunicação tem, nas entrelinhas, tendenciosidade política; isso não é novidade. Todavia, muito me entristece o teor do conteúdo “arrotado” contra a inteligência do internauta leitor.

Se pelo menos fizessem como a globo, que expõe uma democracia mascarada. Basta ver todas as mazelas que ela financia até os dias atuais, por baixo dos panos, mas sempre aparece como mocinha. Ou vão dizer que não foi a referida que acabou com a greve dos policiais na Bahia, jogando a população contra as reivindicações, mais do que justas, por interesses obscuros, os quais me abstenho de aqui abordar, por motivos enojantes.

Mas voltando o foco para nossos estimados blogs, percebemos que não conseguem nem maquiar o partidarismo descarado.

Um lado, mostra as maravilhas que o governo estadual está realizando por toda a Paraíba, pregando uma imagem de gestão democrática e que alavancou a economia do estado. Nas horas vagas, nos joga notícias de praças e escolas cuiteenses abandonadas, falta de saneamento básico, ruas esburacadas, uma saúde doente, etc., e nos passa uma sensação de que tudo vai mal com a cidade.

O outro, salienta a imagem de uma cidade que até parece que estamos morando no primeiro mundo, tudo perfeito. Evidencia as mais diversas obras realizadas pela prefeita, os feitos inéditos conseguidos por ela e, até, lhe fazem uma homenagem no dia de seu aniversário; que lindo! Nas horas vagas, salienta o caos em que vive o estado (cujo governador apoia o lado contrário à prefeita), e mostram-nos fatos que contrariam tudo o que o outro blog prega para seus leitores. Chega a ser ridículo!

Não sei se tem algum jornalista diplomado trabalhando nestes veículos. Se tiver, meus pêsames companheiro, seus quatro anos de faculdade foram em vão. É inimaginável alguém que pagou a disciplina de Ética ir a contramão de todos os princípios pelos quais um jornalista deve se ater durante sua profissão: ética e imparcialidade.

Sei que posso até estar sendo um pouco severo demais com possíveis jornalistas que podem haver nos bastidores destes veículos de comunicação, pois até o estimado Pedro Bial (jornalista, documentarista, escritor, poeta, etc.) se presta a apresentar uma porcaria chamada Big Brother Brasil (deteriorador dos valores culturais da sociedade brasileira). Porém, temos que ter o máximo de imparcialidade que conseguirmos, ou pelo menos nos esforçarmos e fingirmos que estamos sendo imparciais, mesmo o bolso dizendo “não faça isso”, pois da forma partidária descarada como as notícias estão chegando para os internautas, fica difícil para o cidadão escolarizado dar credibilidade a esses meios de comunicação.

“Pior do que uma sociedade com fome de opinião, é jogar um prato de opiniões mastigadas na cara dela”.


(Geraldo Soares)


Agradecemos a opinião do LEITOR, o senhor Geraldo Soares, e os seus seguidores, contudo achamos bastante interessante se o mesmo, junto com outras pessoas pudessem contribuir com aqueles que tem sede de informação, façam um Blog e construa junto conosco um Município mais informado e mais politizado, colocando seus pontos de vista e deixando de lado a tal mascarada democracia da Globo.

Equipe Blog Por Trás da Serra de Cuité, sempre a disposição.

Arquivo do blog