8 de fevereiro de 2012

Eleonora Menicucci assume a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres



A socióloga Eleonora Menicucci, de 68 anos, foi nomeada nesta terça-feira (7) ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres. Natural de Lavras, no Sul de Minas, a nova ministra é amiga da presidente Dilma Rousseff desde a década de 60.

Eleonora, que é filiada ao PT, é divorciada e tem dois filhos. Ela é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba e doutora em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo, onde obteve o título de livre docente em saúde coletiva.

A nova ministra fez pós-doutorado em Saúde e Trabalho das Mulheres na Facultá de Medicina Della Universitá Degli Studi Di Milano, na Itália. Ela é professora titular em Saúde Coletiva e atua principalmente com os temas direitos reprodutivos e sexuais, saúde integral da mulher, envelhecimento, violência de gênero, aborto, direitos humanos, autonomia, avaliação qualitativa e políticas públicas de saúde na Universidade Federal de São Paulo.

A posse da ministra está marcada para sexta-feira (10) em Brasília. Ela entra no lugar de Iriny Lopes, que vai disputar a prefeitura de Vitória-ES.

Arquivo do blog