19 de dezembro de 2011

Nova lei dificulta consumo de cigarro no País

Foto: Luis Oliveira - ASCOM/MS
A partir de hoje os fumódromos estão proibidos, assim como fumar em ambientes públicos fechados. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a publicação doDiário Oficial da União (DOU), que reduz o consumo de tabacos e derivados e define o preço mínimo das carteiras de cigarro e o aumento no imposto do tabaco. A declaração foi feito durante a última reunião Tripartite do ano, que aconteceu nesta manhã (15), em Brasília.
Outro destaque da reunião foi a autorização do repasse financeiro de R$ 12.200 milhões do Fundo Nacional de Saúde aos Fundos de Saúde Estaduais, Municipais e do Distrito Federal para implementação do projeto “Vida no Trânsito”. Ele faz parte da proclamação da Organização das Nações Unidas (ONU) que definiu o período de 2011 a 2020 como a Década de Ações pela Segurança Viária, Prevenções das Lesões, Mortes e Paz no Trânsito.
Durante a Tripartite estavam presentes representantes da área da saúde da União, Estados e Municípios para debater as portarias que devem ser publicadas até o final do ano. Foram discutidas as resoluções que fazem parte do Plano de Enfrentamento ao Crack, lançado no início de dezembro pela presidenta Dilma Rousseff e o ministro Padilha, junto com o Ministério da Justiça e Educação.
Ilana Paiva / Blog da Saúde

Arquivo do blog