6 de dezembro de 2011

Município de Cuité oferece serviço de fonoaudiologia


           
Em comemoração ao dia Internacional do Deficiente (03 de Dezembro), e do Fonoaudiólogo (09 de Dezembro), estaremos durante toda esta semana postando matérias sobre a fonoaudiologia no município de Cuité - PB. Iniciaremos esclarecendo o que é Fonoaudiologia e qual a sua área de atuação.



O fonoaudiólogo é um profissional de Saúde, responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição.

Audiologia. Por meio da audição é que se adquire, normalmente, a comunicação oral. Doenças na gestação, infecções de ouvido, uso indiscriminado de medicamentos, exposição a ruídos intensos e outros podem causar alterações auditivas, comprometendo a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo.





Linguagem. É a especialidade que trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita. O seu desenvolvimento dá-se desde a infância até a idade adulta. Pessoas com problemas de comunicação (expressão e compreensão) podem ter dificuldades na sua integração social e profissional.





Motricidade. Nesta especialidade, o fonoaudiólogo habilita/reabilita funções relacionadas a respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, propiciando melhores condições de vida e de comunicação.
          




Saúde Coletiva. É um campo da Fonoaudiologia voltado a construir estratégias de planejamento e gestão em saúde, no campo fonoaudiológico, com vistas a intervir nas políticas públicas, bem como atuar na atenção à saúde, nas esferas de promoção, prevenção, educação e intervenção, a partir do diagnóstico de grupos populacionais.
           
Voz. Representa a identidade do indivíduo, pois expressa seus sentimentos. É produzida pelas pregas vocais e quando estas não funcionam adequadamente, a voz é alterada, podendo ficar rouca, abafada, soprosa, comprometendo o trabalho e a vida pessoal. O fonoaudiólogo previne, avalia e trata os problemas da voz falada (disfonias), cantada (disonias) e ainda aperfeiçoa os padrões vocais.
            

Portanto, em nosso municipal, contamos com este profissional a mais de um ano no Núcleo de Apoio a Saúde da Familia - NASF, que tem sua sede na Unidade Básica de Saúde Raimunda Domingos, na rua Nelson Mamede, s/n Basílio Fonseca.


Fonte: Dra Erika Lucena

Arquivo do blog