3 de dezembro de 2011

Cuité "uma cidade adaptada"


O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992, em comemoração ao término da década 1983-1992. A partir de então, a cada ano, no dia 03 de dezembro, é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, tanto na instância nacional como na municipal. 




Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem. 



A Coordenadora do Programa de Apoio aos Deficientes de Cuité, Terezinha de Jesus enfatiza que "a acessibilidade se insere no contexto mais amplo da promoção da igualdade, trazendo  significativos benefícios não apenas para pessoas com deficiência, mas para toda a sociedade." 

As barreiras atitudinais, de informação e arquitetônicas, entre outras, impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida de participar efetivamente da vida em sociedade. 




"Com total apoio da gestão da prefeita Euda Fabiana, estamos conseguindo realizar um bom trabalho de conscientização e assim estimulando uma ação pró-ativa em direção à construção de uma sociedade inclusiva solidária, que possibilite igualdade de oportunidades", frisou Terezinha. 


Acreditamos que a acessibilidade, Cuité amplia sua capacidade de viver mais e com mais dignidade, caminhando efetivamente para a construção de uma sociedade inclusiva e solidária, que possibilite a todos a igualdade de oportunidades.


Confiram as fotos de vários lugares na cidade onde podemos encontrar a acessibilidade:






























 

Arquivo do blog