19 de dezembro de 2011

Cuité está entre os municípios que serão beneficiados com programas voltados para a atividade agrícola


O senador Vital do Rêgo (PMBD-PB), divulgou nesta quarta-feira (14) a relação das cidades paraibanas beneficiadas na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) cuja a meta é entregar até março de 2012, equipamentos pesados para a reforma de estradas vicinais, visando facilitar o trânsito de mercadorias e pessoas nas áreas rurais de 1,3 mil municípios de até 50 mil habitantes.

Segundo ele, 42 cidades paraibanas estão incluídas na aquisição dessas máquinas que tem o intuito de fortalecer a agricultura familiar, melhorando o escoamento da produção barateando os custos de frete dos insumos, gerando ganho indireto para o produtor. “Ao melhorar as condições das estradas vicinais, estas máquinas ampliam o acesso dos agricultores às políticas de desenvolvimento para o setor”, disse.

Programa - A seleção dos municípios segundo Vital ocorreu de acordo com a metodologia utilizada pelo PAC. Entre os critérios está, por exemplo, pertencer ao programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola no PIB total do município, possuir maior extensão territorial e ter mais presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município. Os critérios também levaram em consideração uma distribuição equilibrada entre as regiões brasileiras.

Entre os município da Listagem Nacional de Beneficiários PAC 2-MDA na Paraíba está o município de Cuité.

Arquivo do blog