10 de novembro de 2011

Seminário vai preparar professores para ações de prevenção a DST e Aids

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nesta sexta-feira (11) um seminário de formação em DST/Aids e hepatites virais destinado a professores de 80 escolas públicas municipais e estaduais de João Pessoa. O evento começa às 9h, no Hotel Tambaú, e faz parte das ações alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids que será lembrado dia 1º de dezembro.
A gerente operacional das DST/Aids e Hepatites da SES, Ivoneide Lucena Pereira, explicou que o seminário é uma iniciativa dos Ministérios da Educação e da Saúde e tem como principal objetivo buscar novos parceiros nas ações de educação e conscientização para o combate e prevenção dessas doenças. “Queremos estimular os professores a trabalharem essa temática junto aos alunos, principalmente no que diz respeito à prevenção”, explica Ivoneide Pereira.
Na primeira parte do seminário, pela manhã, haverá uma palestra sobre o Programa de Saúde nas Escolas (PSE) e Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), que será proferida por Suellen Silva Pinho, representante do MEC. Também será discutida a política de trabalho da Gerência Operacional das DST/HIV/Aids do Estado e do município de João Pessoa.
À tarde, grupos de trabalho discutirão metodologias e planejamento das ações de prevenção, e deverão propor ações a serem desenvolvidas nas escolas durante o mês de dezembro. Ivoneide Lucena afirmou que cabe à escola discutir o cronograma das atividades.
Ela explicou que durante essas ações a Secretaria de Estado da Saúde vai realizar palestras e oficinas, além de distribuir material educativo. Entre as ações que serão desenvolvidas nas escolas Ivoneide Lucena destacou a criação do “Cantinho da Prevenção”, que consiste na disponibilização, nas bibliotecas escolares, de preservativos e material educativo sobre doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais.

Arquivo do blog