5 de novembro de 2011

Prefeita de Cuité, Euda Fabiana, inaugurou as instalações do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) Sebastião Paulo de Souza


A noite desta sexta-feira (04), foi marcada por muita emoção, a prefeita de Cuité, Euda Fabiana, inaugurou as instalações do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) Sebastião Paulo de Souza.





O prédio onde funcionava a antiga Creche Castelinho do Saber foi totalmente reformado para  abrigar melhor os serviços prestados pelo CAPS I.






O atendimento é prestado por uma equipe multiprofissional – psiquiatra, psicóloga, terapeuta ocupacional, assistente social, farmacêutica, agente administrativa, enfermeira, educadora, oficineiros, apoiadores e parceiros do NASF, Ponto de Cultura, entre outros. 




Na ocasião o Padre Luciano Guedes, deu a benção e fez suas colocações a cerca do serviço "o CAPS é uma instituição destinada a acolher os pacientes com transtornos mentais, de forma a estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico, nós da igreja iremos trabalhar em parceira com o CAPS". 





O CAPS I Sebastião Paulo de Souza, leva o nome de um importante cidadão cuiteense, que também foi vereador e era mais conhecido como Bóia. 


Filhos de Bóia



O mesmo sempre lutou para que as pessoas com problemas mentais fossem atendidas e respeitadas, lutando por seus direitos e bem estar. Na ocasião estiveram presentes os filhos de Bóia, que relataram a emoção de ter a memória de seu pai reconhecida em um importante serviço.






A coordenadora do CAPS, Socorro Souto, destacou que o objetivo do serviço é proporcionar atendimento exclusivo dos pacientes portadores de sofrimento psíquico grave e persistente, além de promover e recuperar a identidade, dignidade e respeito a pessoa portadora de sofrimento psíquico, através de sua reintegração social. Desde a abertura do serviço a cerca de dois meses, já são 90 pessoas cadastradas no CAPS I.






O secretário de Saúde, Gentil Palmeira, observou que o trabalho em saúde mental vem sendo desenvolvido há muitos anos no município por várias pessoas, mas o CAPS veio para dar continuidade a esse trabalho de forma efetiva, o que já está surtindo excelentes resultados. 


"Com uma equipe qualificada como essa e com o apoio da atual administração cresceremos ainda mais, aumentando a qualidade de vida de quem procura por esse tipo de atendimento”, salientou Gentil Palmeira.


O Secretário de Infraestrutura Bado Venâncio, em sua fala lembrou que o CAPS foi idealizado ainda quando o mesmo era prefeito de Cuité e que hoje é um sonho realizado através das ações e do empenho da prefeita Euda Fabiana. O secretário teceu elogios a gestão da prefeita e saudou a equipe e aos usuários do CAPS, ali presentes.  


Toinho, usuário do CAPS I

A prefeita Euda Fabiana ressaltou que esse serviço precisará ter a cooperação entre usuários e funcionários, para que as políticas de Saúde Pública no município sejam cada vez mais reforçadas. "Com união conseguiremos alcançar nossas metas em função da população de Cuité, a equipe de trabalho é eficiente e eficaz", destacou a prefeita.




Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração, os secretários municipais, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, demais vereadores, o Gestor do Bolsa Família, representante dos Agentes Comunitário de Saúde, representantes da juventude, familiares do senhor Sebastião Paulo, a assistente social do CAPS de Picuí, usuários e profissionais de saúde no município, entre outros.


Confiram as fotos:









































Fonte: IECCUITÉ

Arquivo do blog