13 de outubro de 2011

Teve inicio a 3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres


A expectativa da conferência é de aprofundar o diálogo entre o movimento feminista e de mulheres organizado e as gestões municipais e estadual, qualificando a elaboração de propostas.
 
O objetivo da Conferência é discutir e elaborar políticas para construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício pleno da cidadania das mulheres da Paraíba.
 
A abertura do evento acontecerá no dia 13 no Hotel Tambaú e nos dias 14 e 15 a programação transcorrerá no Espaço Cultural. A Ministra Iriny Lopes, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, e a deputada federal Janete Pietá, do PT de São Paulo, já confirmaram presença na abertura da Conferência. Também participarão gestoras municipais e estaduais, profissionais de diversas áreas, entidades, movimentos feministas e de mulheres.
 
O movimento organizado de mulheres da Paraíba, que já atuou na I e II CEPM, compôs a Comissão Organizadora da III CEPM.
 
A grande expectativa da SEMDH é obter os subsídios para a elaboração do I Plano Estadual de Políticas para Mulheres.
 
Para a Secretária Executiva da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, “esse é apenas o começo do trabalho. Teremos o desafio de estruturar a política para mulheres no estado, através dos municípios, e da intersetorialidade entre os órgãos do estado.
 
A III CEPM representa também uma oportunidade de qualificar o debate e de formação para gestoras, profissionais e mulheres da sociedade civil”.
 
Feira de Artesanato
A Conferência contribuirá também para dar visibilidade ao trabalho produzido por mulheres artesãs. Durante o evento, será disponibilizado um espaço para a exposição de produtos de artesanato. As bolsas do encontro estão sendo confeccionadas pelo Grupo de Mulheres de Produção da Beira da Linha de João Pessoa.
 
Números
Nos meses de agosto e setembro, aconteceram as etapas preparatórias para a Conferência Estadual. Em todas as regiões do estado, foram realizadas 25 Conferências Municipais e 8 Regionais envolvendo 87 municípios. O resultado foi a participação de cerca de 3.500 mulheres e de acordo com a Secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, “foi grande o número de gestoras/es municipais que se comprometeu em criar organismos de políticas para as mulheres (Secretarias, Coordenadorias ou Gerências)”.

Arquivo do blog