19 de outubro de 2011

Pediatra concede entrevista a Rádio 89 FM Cidade Cuité


A presença de pediatras nas equipes mínimas do Programa Saúde da Família (PSF), destinado à atenção básica e ao acompanhamento da saúde dos brasileiros é fruto de uma decisão dos gestores locais, embasada na autonomia que todos os municípios brasileiros têm para organizar estes serviços. Em 2009, a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) teve uma conquista importante, o Ministério da Saúde recomendou a presença de pelo menos um médico pediatra nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) nos municípios das Regiões Nordeste e da Amazônia Legal, em função dos índices de Mortalidade Infantil registrados nestes territórios. 

A pediatra de Cuité, Dra Walderez Maria Alves Teixeira, realiza seus atendimentos, as quartas-feiras, pela manhã, no NASF, localizado na Unidade Básica de Saúde Raimunda Domingos. Além dos atendimentos agendados a pediatra faz a evolução das crianças internadas no Hospital e Maternidade Municipal de Cuité.

Os NASF devem oferecer suporte técnico às equipes de PSF e aos Agentes Comunitários da Saúde (ACS), realizando atividades como supervisão, atendimento em conjunto e específico.

A importância do ato pediátrico faz parte da proposta da UNICEF e em serviços de puericultura, onde esse profissional contribue de forma decisiva para uma melhoria da qualidade na saúde da infância e da adolescência.



Em entrevista a Rádio 89 FM Cidade Cuité, a pediatra Dra Walderez Maria Alves Teixeira, ressaltou a importância do acompanhamento no crescimento e desenvolvimento das crianças, falou ainda da orientação nutricional e psicossocial, além da vacinação e alimentação.

A entrevista irá ao ar dentro do "Noticiário da Rádio 89 FM Cidade Cuité", nesta quarta-feira (19) às 18hs00. http://www.89fmcuite.com.br/

IECCUITÉ

Arquivo do blog