31 de outubro de 2011

LULA ESSA LUTA É NOSSA!






Você (pós primeira derrota LÁ em São Bernardo) Eu, Sônia Lacerda (Comissão Nacional de Saúde  da CUT, Maria Isabel do SINDSPREV – RJ.




COMPANHEIRO LULA

NÃO SE AVEXE NÃO
Então companheiro,  você continuou na luta e teve ousadia e chegou na Presidência da República,  fez pelo país mais do que todos os outros presidentes nos 500 anos de Brasil.
Eu e a Maria Isabel também continuamos na luta, mas não tão ousadas , mas estamos aí.
Lula, naquele evento onde fizemos essa foto lá em São Bernardo tava um frio danado, eu comprei uma garrafa de DOMEC e todos e todas bebemos aquela bebida para esquentar um pouco a nossa “alma”  a Maria Isabel não bebe, mas na época fumava como uma caipora.
Quando vejo os especialistas  falando das causas das doenças, fico  matutando, oxente... se todos nós tivéssemos cuidados com a nossa saúde, fizéssemos a famosa prevenção, teríamos menos médicos e mais sanitaristas, como dizia David Capistrano.  
Eu não sei se as pessoas que tecem comentários mal-intencionado, são perversas ou ignorantes?  Mas Lula, uma coisa eu tenho certeza nenhum de nós queremos ficar doentes. Muitas das doenças  endêmicas, são doenças que  resultam  da ausência de políticas públicas como por exemplo: A DENGUE e outras mais. Vou só listar algumas doenças que poderiam ter os dados minimizados em nosso País e para não ir muito longe, vou levantar questões sobre as nossas patologias:
EU – Sonia Lacerda -  hoje com  dor neuropática pós artrodese de coluna lombar, tenho indicação de “ neuro estimulação  medular”  onde consegui essa patologia? No processo de trabalho, cadeiras fora dos padrões ergonômicos, muito tempo em pé na sala de cirurgia, esforço na mudança de decúbito nos pacientes acamados e outras procedimentos inerentes a minha profissão?
Maria Isabel – Funcionária pública, usuária da PATRONAL/GEAP,
cuidadosa com sua saúde, fazendo todos os exames de prevenção ao câncer de útero e mama e aos 36 anos descobriu um câncer de mama, qual a justificativa pra isto a única coisa que me chama a atenção é que Maria Isabel trabalhava em uma unidade de saúde cujos equipamentos de Raio-X fazia parte do seu cotidiano e eu não sei se havia proteção para protegê-la. Mas uma coisa a Maria Isabel tinha certeza  procurar o atendimento no INCA – Rio de Janeiro. Ou seja não acreditou no serviço privado.
LUIZ INACIO LULA DA SILVA -  enquanto estou aqui (deitada por conta da dor não posso ficar muito tempo sentada) digitando este texto) estou com a TV ligada ouvindo entrevistas com especialistas,  e sinto muitas saudades da Comissão de Saúde da CUT, onde nós enfrentávamos os técnicos  que tentavam colocar em nossa cabeça que as doenças do trabalho eram de nossa culpa. Lógico que nós tínhamos alguns técnicos aliados como Diana Anthonaz (DIESAT),  Jairo Coutinho (SINDSPREV-RJ), Tenório – SINDMED – RJ e outros. E tu homem trabalhando no ambiente insalubre (alguém vai dizer que ficaste pouco tempo dentro da fábrica rsrsrsrsrsrs). No entanto a sua base exigiu que você usasse uma outra ferramenta para o trabalho, foi a VOZ e foi esta VOZ que fez com que a classe trabalhadora chegasse ao poder.
Mas, eu me pergunto quando você era operário algum técnico investigou  a tua rouquidão? Ou apenas prescrevia um antibiótico e pronto. LULA ESSA É A HISTÓRIA DA CLASSE TRABALHADORA EM NOSSO PAÍS

Eu faria 03 recomendações ao governo e ao movimento sindical:
1-    Investir na compra de equipamentos para detectação do câncer de mama e próstata e capacitar técnicos para operar os equipamentos;
2-    Concurso para profissionais fisioterapeutas para atender e orientar a população para usar e conservar o corpo “o carro é planejado e pode ser modificado com adaptações sem dor, mas a nossa “máquina” é diferente
a dor de coluna queima, irradia para os membros superiores  e inferiores é uma dor que traz no seu bojo uma depressão muito grande.
3-    E para as centrais sindicais, CUT, FORÇA SINDICAL e outras,  que se mobilizem e instrumentalizem os seus filiados a lutar pelasaúde ocupacional. Tá na hora de selecionar o que uni e a briga política partidária vai se dar em outro espaço.

RECOMENDAÇÃO PARA O LULA:
Continue com a mesma garra que você teve até hoje e acredite que esta briga contra o câncer será mais uma luta coletiva.  
A LUTA  CONTINUA, COMPANHEIRO


Sônia Lacerda e Maria Isabel
Sindsprev-RJ

Arquivo do blog