25 de outubro de 2011

Encontro Nacional de Tecnologia da Informação atende a demandas municipais

Fórum de geotecnologias e mini-cursos compõem programação que inicia terça-feira (25) em Brasília



O Ministério do Planejamento, o Ministério das Cidades e a Secretaria de Relações Institucionais realizam esta semana em Brasília o primeiro Encontro Nacional de Tecnologia da Informação. O evento tem por objetivo reunir gestores municipais, usuários, desenvolvedores e prestadores de serviços, para debater e divulgar inovações na área, que gerem benefícios para o setor público e para sociedade.

O ministro das Cidades, Mário Negromonte, participará da abertura do evento nesta terça-feira (25), às 9 horas. Na ocasião fará o lançamento do Brasil em Cidades, novo portal de informações para apoiar os municípios no planejamento urbano, no mapeamento territorial, na formulação e no acompanhamento de políticas locais. Com esse sistema, as prefeituras e governos estaduais poderão obter mais de 1.300 indicadores de cada município, além de mapas e imagens de satélite.

O evento será realizado entre 25 e 27 de outubro e vai contar com outras cinco atividades paralelas: II Encontro Nacional de Qualidade de Software, I Encontro de Governança em Tecnologia da Informação, I Encontro Nacional de Dados Abertos, Pré-Conferência Nacional de Governo Eletrônico, I Fórum Nacional de Geotecnologias para as Cidades, II Encontro Nacional do Software Público Brasileiro e II Encontro Nacional de Tecnologia da Informação para Municípios.

O encontro deve estimular e potencializar a capacidade de gestão dos municípios, através do uso de ferramentas e soluções informatizadas, dando destaque ao mapeamento, gestão territorial e geotecnologias.

A programação inclui oficinas sobre softwares como TerraView, GVSig e SAGA. Grandes sistemas de dados públicos também serão abordados, como SICONV, SIPREV, Plano Diretor de Segurança da Informação, Rede Brasil Digital, compras públicas via internet e Prefeitura Digital. Os participantes poderão conhecer experiências de sucesso como do Governo do Ceará, com o Cinturão Digital, da prefeitura de Maricá (RJ), com o e-Cidade, ou do uso de geotecnologia em Aracaju (SE).

Arquivo do blog