11 de outubro de 2011

Coluna Carlos Honorato


Brasília, terça, 11 de outubro de 2011
 
 
 
Bom dia,
Encaminho para vosso conhecimento, sinopse das notícias veiculadas nos principais meios de comunicação do Brasil.
 
 
 
Nacionais:
 
- Restituição do quinto lote do IR estará nos bancos a partir do dia 17;  (3)
 
- Petrobrás planeja perfurar 2º poço no campo de Franco até fim do ano. Primeiro poço perfurado na região será submetido a um Teste de Longa Duração;  (2)
 
- PIB do setor agropecuário cresce 4,85% no primeiro semestre. Em junho, crescimento foi de 0,61%; aumento foi resultado da maior produção e da elevação dos preços de produtos como algodão, café e carne bovina;  (2)
 
- Automóveis de luxo se rendem aos motores flex. Audi e Mercedes-Benz do Brasil preparam lançamento de modelos com motores biocombustível para 2013. A Audi vai lançar o modelo A4, e a Mercedes colocará no mercado os modelos Classe A e Classe B; (1)
 
- Reunião de grevistas com os Correios e ministro do TST acaba sem acordo;  (3)
 
- Bancários marcam assembléia para avaliar a ampliação da greve;  (3)
 
- Governo terá fundo de pensão cinco vezes maior que a Previ. O governo enviou ao Congresso projeto que cria um plano de previdência para servidores federais que terá mais de 700 mil participantes, superando o dos funcionários do Banco do Brasil. O objetivo é reduzir o déficit da Previdência Social;  (1)
 
- Dengue já alarma países europeus. Casos de dengue começam a surgir em países europeus, como a França. A expansão da doença é vista como conseqüência do aquecimento global. No Rio, a ameaça é que a epidemia será a pior da História;  (1)
 
- Juíza: PMs podem pegar até 40 anos. A Justiça aceitou ontem a denúncia do Ministério Público contra os 11 PMs, já presos, acusados de matar a juíza Patrícia Acioli, há exatos dois meses. Eles vão responder por homicídio triplamente qualificado, e as penas podem chegar a 40 anos de prisão;  (1)
 
- 'Bandidos de toga' existem, diz corregedor. O presidente do Colégio Nacional de Corregedores de Justiça, Bartolomeu Bueno, disse que a ministra do CNJ Eliana Calmon está certa e que há "bandidos de toga". Presidente do CNJ, Cezar Peluso pediu às corregedorias os dados sobre juízes investigados;  (1)
 
- Suape na mira do cartel da cocaína. Após apreensão recorde de drogas, Polícia Federal diz que porto pernambucano vem sendo usado como via de escoamento internacional. Organização logística dos bandidos impressiona;  (1)
 
- Presídio de Caxias expõe “fracasso” do sistema, diz Tarso. Ao afirmar que mudará “radicalmente” prisão onde foi flagrado tribunal da morte, governador critica a política penitenciária nacional.  (1)
 
 
Política:
 
- Presidente deve sancionar aviso prévio de 90 dias. A presidente Dilma Rousseff deve sancionar hoje a lei que concede aviso prévio de até 90 dias, direito proporcional ao tempo de trabalho. Atualmente, a legislação prevê prazo de 30 dias;  (1)
 
- João Rezende vai substituir Sardenberg na direção da Anatel. Rezende é ligado a Paulo Bernardo, ministro das Comunicações; agência deve também ganhar dois novos diretores;  (2)
 
- "Apresentarei testemunha", diz Barbiere. O deputado estadual Roque Barbiere (PTB), que denunciou venda de emendas na Assembléia paulista, disse que levará testemunha ao promotor que apura o caso. “Darei informações para o promotor identificar nomes, se ele quiser”.  (1)
 
 
Esportes:
 
- Corinthians continua atrás de Tevez. Gerente Edu Gaspar ainda sonha com o jogador;  (2)
 
- Em recuperação no Santos, Ganso volta a correr no gramado do CT. Preocupação do time da Vila Belmiro é ter o atleta inteiro para o Mundial de Clubes em dezembro;  (2)
 
- Árbitro relata palavrões na súmula e complica o treinador Abel Braga. Comandante do Fluminense ficou muito nervoso ao ver sua equipe levar uma virada do Flamengo no Rio;  (2)
 
- Dirigentes e ex-atletas participarão da comissão da Lei da Copa na Câmara;  (2)
 
- F1 - Era Vettel não tem data para acabar. Alemão inicia perseguição para quebrar recordes.  (2)
 
 
Internacionais:
 
- China arremata ações de 4 bancos para ajudar Bolsa. A China anunciou a compra de ações dos quatro maiores bancos do país para tentar estancar a queda nas Bolsas locais. É a primeira ação do tipo de Pequim desde a crise de 2008;  (1)
 
- Massacre de cristãos no Egito choca o mundo. Uma nova tirania substituiu Mubarak? Jornalista egípcia que testemunhou massacre de 29 cristãos coptas contou ao Correio como foi: "O Exército atirava feito louco".  (1)
 
 
Brasília/DF:
 
- Brasília desbanca três cidades e ganha 11º lugar na destinação de turistas;  (3)
 
- Aluno brasiliense é medalha de ouro no WorldSkills 2011. O brasiliense Willian Grassioti ganhou a segunda medalha de ouro do DF no WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo, realizada em Londres nos dias 5 a 8 de outubro;  (3)
 
- Cristiano Araújo assume Ciência e Tecnologia no DF. É a sétima mudança de secretário no GDF;  (1)
 
- Ex-assessor do GDF suspeito de corrupção no Transporte se apresenta. O ex-assessor especial do GDF José Geraldo de Oliveira Melo se apresentou na Divisão Especial de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (Decap) por volta das 11h desta segunda-feira (10/10);  (3)
 
- Tribunal de Justiça acata denúncia do MP contra o professor que matou aluna;  (3)
 
- Selvageria volta ao trânsito do DF. Uma pessoa morre em acidente a cada 18 horas nas vias da capital, que já foi exemplo de civilidade pelo respeito ao pedestre. Situação é a pior em oito anos;  (1)
 
- O tempo em Brasília ficará hoje entre 19° e 29°. Sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva.  (3)
 
 
 
 
Wilmar Lacerda
Secretário de Administração do GDF
Trabalhando em prol da comunidade local e entorno
 
 
 
 
Carlos Honorato
 
 

Arquivo do blog