1 de agosto de 2011

Vantagens da amamentação



1) Além de alimentar, o leite materno tem uma grande quantidade de anticorpos. Cada ato de amamentar equivale, a grosso modo, a uma vacinação contra uma série de doenças, infecções (principalmente ligadas ao aparelho respiratório e digestivo) e alergias (urticárias, eczemas, etc.).
2) Amamentar é econômico, prático, não exige preparo.

3) Amamentar fortalece o vinculo afetivo entre mãe e filho. Através do peito, o bebê adquire segurança e equilíbrio emocional. Costuma também ser mais tranqüilo e carinhoso.

4) O ato de amamentar não torna as mamas flácidas e caídas. Ao contrário do que muitas mães pensam, a amamentação pode até tonificar as mamas se for feita de maneira adequada e se a mãe usar sempre o sutiã apropriado.

5) Amamentar diminui a possibilidade da mãe ter câncer de mama.

6) A sucção do bebê durante as mamadas contrai o útero, fazendo com que ele volte ao tamanho normal mais rapidamente e ajuda a diminuir a perda de sangue logo após o parto.

7) Durante a amamentação é reduzida à possibilidade da mãe voltar a engravidar, desde que o aleitamento seja exclusivo e os intervalos entre as mamadas não sejam maiores de que 5 horas, inclusive á noite. Isto serve para as mães que ainda não tenham menstruado.

8) Amamentar reduz a possibilidade de infecções. O uso de mamadeiras requer um cuidado muito maior, alto nível de higiene e limpeza e um rigoroso controle de quantidade dos ingredientes.

9) Satisfaz as necessidades de sucção do bebê, favorece o desenvolvimento adequado do osso maxilar e dos músculos da face.

10) Ajuda a diminuir a desnutrição e reduz a mortalidade infantil.

Arquivo do blog