10 de agosto de 2011

Sobre Cuité e o 1º Festival de Cinema de Curta-Metragem



De 18 a 21 de agosto será realizado em Cuité o 1º Festival de Cinema de Curta-Metragem. O evento é uma idealização e um grande sonho do artista cuiteense Ismael Moura que já produziu diversos curtas. Será um dia importante e um marco para a nossa cidade que é considerada um celeiro de artistas e talentos.




Cuité é assim: Para cada fruto do cuitezeiro um novo talento e um novo artista, e estes inventam e reinventam o nosso dia-a-dia. Não fugindo a esta regra Ismael Moura irá realizar o 1º Festival de Cinema de Curta-Metragem de Cuité.






O evento visa incentivar e difundir o cinema do Estado, promover o encontro do público com as produções, estimular novas idéias, formar novos realizadores, intercâmbios e formação de platéias. A programação prevê também a realização de seminários, exibição de filmes, debates, mostra de Cinema em escolas, shows e apresentações culturais.

Mas e você sabe o que é um Curta-Metragem? Segundo o site: http://wikipedia.org, curta-metragem, ou simplesmente curta, é um filme de duração inferior a trinta minutos, havendo no entanto, quem para o classificar estabeleça um padrão variável de mais ou menos dez minutos.



O termo começou a ser utilizado nos Estados Unidos na década de 1910, quando boa parte dos filmes começava a ter durações cada vez maiores. O gênero que mais utilizou o formato de curta-metragem foram as animações. Ainda hoje há muitos filmes com acção ao vivo (live-action) e de animação produzidos como curta-metragem, havendo inclusive um premio dos Oscar para cada tipo. Formato bastante difundido e em expansão no Brasil desde os anos 70, a curta- metragem é também adoptada em documentários, filmes de estudantes e filmes de pesquisa experimental.

Segundo a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) em sua Instrução Normativa 22, anexo I, a definição de Curta-Metragem é dada a filmes de até 15 minutos, Média-Metragem para filmes com tempo acima de 15 minutos e até 70 e Longa para filmes com mais de 70 minutos.

Agora que já sabemos o que é curta-metragem, que tal prestigiar o 1º Festival de Cinema de Curta-Metragem de Cuité?

"O cinema é um modo divino de contar a vida." (Federico Fellini).
Postado por Jeancarlo Sousa http://jeangalego.blogspot.com/

Arquivo do blog