16 de agosto de 2011

O programa "Formação pela Escola" abre inscrições



O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola – visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. É voltado, portanto, para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes de toda a  comunidade escolar, bem como da sociedade organizada.

O programa consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade.

 Os Módulos temáticos são:
- Programa Dinheiro Direto na Escola
- Programa de Transporte do Escolar
- Programas do Livro
- Programa Nacional de Alimentação Escolar
- Controle Social para Conselheiros
- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb 

Logo estarão disponíveis novos cursos: Prestação de Contas, SIOPE, PAR e PDE

Cada módulo de 40 horas é realizado em duas fases: presencial, com 8 horas de duração, e a distância, com 32 horas, num período mínimo de 30 dias e no máximo de 45 dias. Os encontros presenciais obedecem ao cronograma definido pela Tutoria, desde que a conclusão do curso não exceda o prazo de 60 dias.                                                  

Os interessados em participar dos cursos deverão procurar a Tutora Municipal do Programa e poderão preencher a ficha de pré-inscrição.

As fichas de pré-matrícula devem ser entregues ao tutor do Formação no município, que é o responsável pelo cadastramento e matrícula no SIFE – Sistema de Informação do Programa Formação pela Escola. Após a efetivação da matrícula no SIFE, os cursistas serão exportados para a plataforma Moodle e receberão login e senha de acesso ao curso de acordo com o cronograma apresentado pelo Tutor.

O que você está esperando? As primeiras turmas começarão em outubro/2011.

Tutora Municipal do Formação pela Escola: Francimária Cristina Teixeira Crispim

Telefone para contato: 9954-0176

Arquivo do blog