2 de agosto de 2011

Governo amplia sistema de ensino integral para mais 105 escolas



A partir deste mês de agosto mais 105 escolas de ensino fundamental da rede estadual de ensino passarão a integrar o Programa Mais Educação. Com essa iniciativa o Estado vai contar com 239 escolas desenvolvendo o programa, o que representa um aumento de 78% no número de unidades.
“Proporcionalmente, a Paraíba foi o Estado que mais cresceu no país e conseguiu disseminar a modalidade de ensino por inteiro nas 12 Gerências Regionais de Educação, passando de seis para 32 municípios atendidos”, festejou o secretário Afonso Celso Scocuglia.
Nas 239 escolas o programa vai beneficiar 36.449 alunos que receberão aulas em tempo integral.
Para orientar as escolas sobre o funcionamento pedagógico e financeiro do programa, a Secretaria da Educação está realizando reuniões técnicas com coordenadores pedagógicos, gestores escolares, presidentes de conselhos escolares e técnicos das gerências regionais de Educação, num total de 327 profissionais. Foram realizadas reuniões em nove Gerências Regionais e até a próxima semana em mais três, concluindo o trabalho preparativo para a implantação do programa.
As escolas vão ser monitoradas pela Secretaria da Educação para otimizar as atividades e elevar os índices educacionais. Durante esta semana o encontro acontece com educadores da 3ª GRE, com sede em Campina Grande e na próxima semana esse trabalho será concluído com as regionais de Monteiro (5ª) e Princesa Isabel (11ª).
Mais Educação – Trata-se de um programa do governo federal em parceria com estados e municípios para promoção da educação integral. Com a ampliação da jornada escolar, além do período em que acontecem as aulas, o aluno continua mais um turno na escola onde participa de oficinas nas áreas de esporte e lazer, cultura e artes, meio ambiente, inclusão digital, educomunicação, entre outras.
Oficinas – Cada escola pode escolher até seis oficinas dentro de quatro áreas do conhecimento. O programa tem como prioridade a formação integral de crianças e adolescentes, articulando diferentes ações, projetos e programas, em consonância com o projeto pedagógico das escolas, e que venha qualificar o processo educacional e melhorar a aprendizagem dos estudantes.
Entre as escolas Estaduais está a uma escola do município de Cuité a "Escola Maria das Neves"

Arquivo do blog