15 de agosto de 2011

Errata: Sala Operação Pipa Cuité





A operação pipa é uma ação do Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Ministério da Defesa e Defesa Civil

A operação pipa no município de Cuité está sob a coordenação do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizada, localizado em Bayeux.

No município é coordenada pela COMDEC (Coordenação Municipal de Defesa Civil) tendo como coordenador da sala da pipa municipal, Rogaciano Souto Medeiros.

Cuité hoje tem 240 cisternas cadastradas na operação pipa entre cisternas particulares, escolas e postos de saúde,  atendendo uma população de 7,360 pessoas. O calculo para distribuição de água é feita na proporção de  20 litros  por pessoa. A operação conta hoje com 11 pipeiros contratados pelo Exercito para a distribuição de água no município.

O manancial que fornece água para o município é o açude Caldeirão em Nova Palmeira. No ato do abastecimento da água no açude é colocada uma pastilha de cloro para o tratamento da mesma. A contratação dos pipeiros é de exclusividade do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizada. A coordenação da sala da pipa municipal, compete  a confecção de planilhas atualizadas para a o planejamento das quantidades de água a serem distribuídas no município, o cadastramento das cisternas, entrega e recolhimento das planilhas semanais e cloro para o tratamento d'agua aos pipeiros, envio de documentação necessária para o funcionamento da operação pipa no município, bem como o atendimento a população da zona rural atendida pelo programa , compete também a está sempre fazer reuniões com os pipeiros e os beneficiarias das comunidades atendidas pelo programa. Toda semana  tem uma equipe de fiscalização do 16 RC MEC no município a qual é acompanhada por Rogaciano Souto Medeiros ou Esaú Rodrigues Furtado.

Quando assumimos a Coordenação municipal foi realizada o cadastramento de novas cisternas e  recadastramento de todas as cisternas já cadastradas, foi verificada e corrigida a quilometragem do manancial até chegar a cada cisterna cadastrada, foi verificada a população que é atendida pela cisterna cadastrada, esse trabalho foi realizada durante um mês inteiro pelos funcionários da sala: Rogaciano Souto Medeiros e Esáu Rodrigues Furtado.

Ao final deste trabalho os funcionários responsáveis verificaram que haviam quilometragem alteradas e um número superior de pessoas cadastradas em relação ao existente, temos exemplo de uma comunidade que tinham 300 pessoas cadastradas para receber água e verificou-se que a referida comunidade tinha 40 pessoas sendo beneficiadas. Verificamos ainda que antes deste trabalho realizado pela atual coordenação o numero de pessoas atendidas no município era de 12,750 pessoas cadastradas, e hoje o numero real é de 7,360 pessoas, totalizando assim uma diferença de 5,390 pessoas "fantasmas".


Rogaciano Souto Medeiros


ERRATA:


Em complemento a matéria “ SALA DA OPERAÇÃO PIPA CUITÉ” veiculada nesse portal no dia 31 de Maio de 2011 versando sobre a Operação Pipa realizada no nosso município é por dever se justiça que completo as informações prestadas naquela oportunidade conforme descrevo abaixo:

Esclareço que a atualização dos dados informados na matéria foi realizada na matéria do dia 31 de Maio de 2011 foi feita em uma parceria da COMDEC do município com o 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado por ocasião na qual o Regimento passou a ser o responsável pela distribuição de água no nosso município, isso tudo aconteceu em agosto de 2010.”

Rogaciano Souto Medeiros.

Arquivo do blog