6 de agosto de 2011

Cidade de Cuité sediou I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Curimataú


Blogueiros e usuários de redes sociais da região do Curimataú paraibano reuniram-se na última sexta-feira, dia 29, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade de Cuité para discutir O papel das mídias sociais na comunicação e na transformação da população do Curimataú.


O I EnBlogCurimatau

O I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Curimataú Paraibano foi o primeiro realizado fora da capital, sendo fruto de articulações das blogueiras Sônia Lacerda e Danielle Martins junto à ANID – Associação Nacional para Inclusão Digital. O evento teve apresentações de Percival Henriques, presidente da ANID, Sônia Lima, representante da AMARC – Associação Mundial de Rádios Comunitárias, Marcela Sitônio, presidente da API – Associação Paraibana de Imprensa, e Xhico Raimerson, diretor de mídias sociais do Governo do Estado.

Força local

Sônia Lacerda é editora do blog Serra de Cuité, iniciado em 2010, juntamente com a pedagoga Danielle Martins. Moradoras de Cuité há três anos, município que até então não tinham nenhum veículo de comunicação local além de uma rádio comunitária, que por sua natureza tem limitações, Sônia Lacerda conta que sentiu a necessidade de ter um meio de comunicação que pudesse integrar o município com a região e com a própria população, daí surgiu a ideia de criar um canal de comunicação de fácil acesso; segundo Danielle Martins, foi feito um levantamento de quantas pessoas tinha acesso à internet e em quais lugares. O blog Serra de Cuité começou com uma média de dez acessos diários, mas em poucos meses tornou-se um canal de informação local bastante prestigiado, assumindo um papel importante na vida dos moradores da cidade e dos municípios da região.

“O blog se transformou num informativo diário. Através de dados de uma lan house local bastante frequentada, tivemos informações de lá 75% dos acessos são do nosso blog. Temos em média hoje 700 acessos diários, mas já atingimos o pico de cinco mil em um dia. Percebemos que se temos esta ferramenta e conseguimos articulação com os movimentos em nível nacional e até mesmo internacional com certeza vamos trazer melhoria de qualidade de vida para essa cidade. O encontro que promovemos hoje, com os vários apoios vindos de João Pessoa, é mais um passo para conseguirmos avançar na integração regional”, disse Sônia Lacerda.

O poder dos blogs e das redes sociais

O presidente da ANID, Percival Henriques, abriu sua apresentação falando sobre o problema da exclusão digital, pois, segundo ele, quem está excluído, não percebe que está. “Se você sente sede, fome ou sofre uma violência direta, você reage. No caso da exclusão digital, as pessoas vão tocando a vida e não percebem o que estão deixando de vivenciar neste novo mundo que se constrói a nossa volta”, afirmou.

Percival Henriques mencionou o poder da grande mídia, que transmite informações a partir de seus interesses e, muitas vezes, manipula a opinião pública e reafirmou o papel dos blogs e das mídias sociais como canais alternativos de informação de grande importância para que as pessoas se aproximem da verdade dos fatos, tenham à disposição outras versões para tirar suas próprias conclusões e possam também ser protagonistas do processo, produzindo conteúdo.

Por fim, Percival apresentou dados sobre a expansão da banda larga no país, informando que, segundo o Banco Mundial, a chegada da banda larga impacta em 10% no desenvolvimento de uma região, e explicando que o movimento de blogueiros, já com projeção nacional, tem partido de uma organização horizontal, sem criação de estruturas como, por exemplo, uma diretoria executiva, posição que considera acertada neste momento por manter todos como iguais, não gerando disputas desnecessárias.

Mídias sociais como oportunidade de negócio

Marcela Sitônio focou sua apresentação na explanação no potencial dos blogs e redes sociais enquanto espaços alternativos de informação e oportunidades de negócio. “Infelizmente muitos profissionais de imprensa não enxergam que a empresa é uma coisa e o trabalhador é outra. Muitos jornalistas acabam se portando como sócios da empresa, abrindo mão de seus princípios profissionais para defender o interesse do veículo, fazendo com que percamos dia-a-dia nossa imprensa livre”, comentou.

A presidente da API contou sua experiência com o blog de cobertura política da Assembleia Legislativa que criou em 2004, período em que a ALPB ainda não possuía site e a internet não era tão difundida quanto hoje. Com o tempo, o blog passou a ter função de arquivo do que ocorria nas sessões da Assembleia, tornando-se referência inclusive para jornalistas. “Vendo hoje o que registramos na época notamos como vários políticos já mudaram de partido, de postura política e apresentam hoje opiniões por vezes contrárias às que defendiam há alguns anos atrás”, disse Marcela Sitônio.

Direito autoral e governo eletrônico

A apresentação da jornalista Sônia Lima norteou-se na discussão sobre direitos autorais, questão importante para aqueles que difundem conteúdo através de seus blogs. 

Xhico Raimerson contou como foi implantado o governo eletrônico e de que maneira a divulgação de informações governamentais com o uso de ferramentas como o Orkut, Facebook, Twitter e Youtube tem facilitado o diálogo e fomentado mais interação com os cidadãos, além de estimular a participação popular.

 FONTE: ANID

Arquivo do blog