15 de julho de 2011

Palestra na Funesc aborda os contos de fadas como fonte de ensino

Abordar o caráter didático dos contos de fadas no aprendizado infantil é um dos objetivos da palestra “Reconstruindo os Contos de Fadas: Perrault, Grimm e a Contemporaneidade”, promovida pelo Studio Made in PB em parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). O evento acontece neste sábado (16), no Auditório Azul, a partir das 14h.
A idade mínima para participar é 16 anos e há um limite de 80 vagas. O valor da inscrição é 1kg de alimento não perecível. Os donativos serão entregues a instituições de caridade.
A palestra será conduzida por Bianca Lúcia e Diogo Carneiro, alunos do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Eles falarão sobre os contos de fadas originais, comparando-os com suas versões atuais e analisando-os como fonte de ensino para as crianças. A discussão tomará como base o livro “A Psicologia dos Contos de Fadas”, de Bruno Bettelheim.
“Os contos de fadas são uma cartilha que a criança usa para se expressar”, diz um trecho do livro de Bettelheim usado como fonte de pesquisa para os palestrantes. A obra de autores renomados como o francês Charles Perrault e os alemães Jacob e Wilhelm Grimm (os famosos Irmãos Grimm) será exposta para uma análise, considerando as implicações das várias versões e alterações que sofreram ao longo dos séculos.
Esta será a primeira palestra extracurricular do Curso Básico de Desenho para Histórias em Quadrinhos, promovido pelo Studio Made in PB e a Funesc. A proposta é levar aos alunos do curso e ao público em geral, temas que tenham relevância e ligação com o universo das HQs. Outras palestras e atividades estão sendo produzidas, para que desta forma a Fundação se torne um ponto de referência para os fãs de HQs e demais mídias.

Serviço:
Palestra: Reconstruindo os Contos de Fadas: Perrault, Grimm e a Contemporaneidade
Data: sábado (16)
Hora: 14h
Local: Auditório Azul

Arquivo do blog