7 de julho de 2011

Governo da Paraíba realiza Encontro Estadual de Saneamento Básico




O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria Executiva de Obras do PAC, realiza na próxima segunda-feira (11) o Encontro Estadual de Saneamento Básico. O evento será realizado no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, em João Pessoa, no horário das 9h30 às 17h30 e vai trazer à Paraíba representantes do Ministério das Cidades para discutir com os gestores públicos e técnicos da área a Lei 11.445/2007, que trata da política federal de saneamento básico para os municípios.

O Encontro vai tratar das questões de saneamento, saúde, meio ambiente e sustentabilidade, no sentido de buscar políticas consistentes e integradas para a Paraíba. Para tanto, o Governo convocou a participação efetiva dos prefeitos, secretários e técnicos para juntos decidirem com o Executivo a execução da política federal e viabilidade das ações para o abastecimento público de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos urbanos, drenagem urbana e saneamento rural.
Na oportunidade, o governador Ricardo Coutinho vai abordar também o posicionamento do Estado em relação ao processo de seleção de projetos do grupo 3 do PAC II, que se encerra no dia 15 de julho.
Conforme o secretário Ricardo Barbosa, a erradicação do problema não se resume apenas à água, mas também aos resíduos sólidos e à drenagem urbana e alerta sobre a participação do poder público municipal. “Vamos juntos articular ações que fortaleçam os quadros componentes do saneamento básico, tendo como referência um planejamento por bacia hidrográfica, dados epidemiológicos, econômicos, ambientais e sociais. A participação dos setores envolvidos é muito importante para o sucesso do objetivo do governo e fundamental na luta pela Paraíba do futuro. Por isso, conclamamos as presenças dos prefeitos neste importante evento do governo”, explicou.
Estarão presentes neste evento, as analistas de Infraestrutura em Saneamento do Ministério das Cidades, Tatiana Pereira e Jailma Marinho, que vão discutir as diretrizes da Lei Federal de Saneamento Básico e sua aplicação significativa para o alcance da universalização do saneamento no país.

Arquivo do blog