21 de julho de 2011

Cuité é selecionada para o Projeto Olhar Brasil




O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) anunciou à Prefeita de Cuité, Euda Fabiana (PMDB-PB) a seleção do município para o Projeto Olhar Brasil, que promove o acesso de segmentos populacionais menos favorecidos a serviços de saúde ocular. A Clínica de Especialidades em Saúde Severina Ceci dos Santos passa a ser credenciada para a promoção do projeto.
Os recursos serão disponibilizados pelo Fundo de Ações Estratégicas e Compensação – FAEC – de acordo com a produção apurada nos Sistemas de Informações Ambulatorial e Hospitalar do Sistema Único de Saúde – SUS. A conclusão do projeto deverá ser realizada até dezembro deste ano.
Vital do Rêgo tratou a importância da prestação de serviços aos munícipes nessa área da saúde. “Problemas oftalmológicos afetam o rendimento escolar e a produtividade da população menos favorecida. Os problemas visuais são fatores de peso nos casos de evasão e repetência escolar, além de outras grandes limitações na qualidade de vida,” observou o Senador.
Objetivos do Projeto:
  • Identificar problemas visuais, relacionados a refração, em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1ª a 8ª série), no programa “Brasil Alfabetizado” do MEC e população acima de 60 anos de idade;
  • Prestar assistência oftalmológica com fornecimento de óculos nos casos de erro de refração;
  • Otimizar a atuação dos serviços especializados em oftalmologia, ampliando o acesso à consulta, no âmbito do SUS;
  • Garantir a referência para serviços especializados nos casos que necessitarem de intervenções de Média e Alta Complexidade em Oftalmologia;
  • Criar um banco de dados com informações do desenvolvimento do Projeto;
  • Propiciar condições de saúde ocular favorável ao aprendizado do público alvo melhorando o rendimento escolar dos estudantes do ensino público fundamental, jovens e adultos do programa Brasil Alfabetizado de forma a reduzir as taxas de evasão e repetência.

Arquivo do blog