17 de julho de 2011

Conheça Caetano Dantas Correia

CAETANO DANTAS CORREIA

Nasceu no ano de 1719 na capitania da Paraíba do Norte e faleceu no Sítio Picos de Cima, abaixo da Acauã, no dia 18 de julho de 1797, aos 87 anos de idade. Foi sepultado na Capela de Nossa Senhora da Guia, da cidade de Acari. Era filho de José Dantas Correia, natural de Portugal e Isabel da Rocha Meirelles natural da cidade da Paraíba. Casou-se no ano de 1753, aos 43 anos, com a jovem Josefa de Araújo Pereira,com apenas 14 anos de idade. Nasceram 19 filhos ( 9 mulheres e 10 homens).


Criaram-se apenas 17 destes. Quando seu último filho nasceu, Caetano Dantas já tinha 70 anos.
Foram irmãos de Caetano Dantas Correia: Antonio Dantas Correia, José Dantas Correia, Frutuoso Dantas Correia e Gregório José Dantas Correia.
Caetano Dantas Correia foi Coronel do Regimento de Cavalaria Miliciana. Aos 80 anos pediu demissão do cargo.
D. Josefa de Araújo Pereira nasceu no ano de 1739 e faleceu no dia 18 de julho de 1816. Era filha de Manuel Vaz Varejão e de uma portuguesa filha de Tomaz de Araújo Pereira. Foi sepultada na capela da cidade de Acari.
FILHOS DO CASAL: Micaela Dantas Pereira, Caetano Dantas Correia, Simplício Francisco Dantas Correia, Manuel Antônio Dantas Correia, Francisca Xavier Dantas, Ana Dantas Pereira, Izabel da Rocha Meireles, Maria dos Santos Dantas, Maximina Dantas Pereira, Silvestre Dantas Correia, Alexandre Dantas Correia, Félix Dantas Correia, Gregório José  Dantas Correia, José Antônio Dantas Correia, Josefa de Araújo Pereira, Clemência Dantas Pereira e Antônio Dantas Correia de Mendonça.

FONTE; Museu do Home do Curumataú: http://150.165.29.47/museu/index.php?option=com_content&view=article&id=67:caetano-dantas-&catid=8:cuite&Itemid=36
Llivro "0 Coronel de Milícias Caetano Dantas Correia. Dom José Adelino Dantas. 1977.
Pesquisa realizada pelo Prof. José Pereira Sobrinho no ano de 2008

Arquivo do blog